domingo, 1 de fevereiro de 2015

Matéria: Salada pode substituir refeição



Aliadas quando o assunto é dieta, as saladas muitas vezes são deixadas de lado por quem está acostumado a refeições mais calóricas. Mas as folhas verdes, legumes e grelhados podem deixar de ser coadjuvantes para se tornar o principal ingredientes dos pratos.


O nutrólogo Edson Henrique Passos, que atua na Baixada Santista e Litoral Norte, afirma que, para ser nutritiva e substituir, de fato, uma refeição, a salada precisa ter carboidrato, proteínas e fibras.

"Alguns carboidratos podem ser encontrados nos legumes, como cenoura e beterraba, que são mais populares. As folhas possuem fibras e a proteína pode ser encontrada em grãos, como feijão. A soja também é um alimento cheio de nutrientes. Mas é imprescindível que a salada também tenha proteína de origem animal", diz o médico.

Além de ajudar a manter a forma, as saladas são fontes de vitaminas e sais minerais. Segundo Passos, elas ajudam a repor esses nutrientes no organismo e auxiliam ainda no funcionamento do intestino. "É importante destacar que as fibras também ajudam a diminuir a absorção da gordura. Comer salada frequentemente também protege de câncer o intestino, já que acelera o trânsito alimentar".

Com um prato colorido e cheio de nutrientes, é preciso ficar atento aos molhos. Vinagre, sal e limão são os temperos ideais, afirma o médico. "Quem quiser pode ainda fazer molhos caseiros, à base de iogurte e afins, mas os molhos prontos e que vendem nos supermercados devem ser evitados. Quanto aos naturais, tudo bem.

Salada no pote

Uma boa ideia para aumentar o consumo de salada é prepará-la em potes. Montada corretamente, pode durar até cinco dias na geladeira. ''Você prepara no fim de semana e consome de segunda a sexta. É prático e acaba com a desculpa da falta de tempo''.

“A salada no pote tem sido uma grande aliada quando o assunto é alimentação saudável. Simples e fácil, dura bastante na geladeira”, diz a nutricionista Karoline Jorge, que ensina seus pacientes os truques para prepará-la.

Um bom conselho é comprar as verduras e legumes uma vez por semana, higienizá-los, secá-los e montar as saladas. Assim, perde-se menos tempo no dia a dia e e a pessoa tem mais disposição para consumir esses alimentos. 

"Organize um cardápio com as saladas da semana. Coloque sempre folhas verdes, grãos, legumes e se quiser, frutas e cereais integrais", recomenda a nutricionista.

O médico recomenda ainda que a salada 'completa' seja consumida ao menos uma vez ao dia, de preferência à noite. "Por ser leve, ela é ideal para o jantar, assim a digestão não atrapalha o sono. À noite, nosso gasto calórico é menor", afirma o nutrólogo.

Benefícios

Ela explica que, além da praticidade, a salada acondicionada em potes de vidro tem diversos benefícios. “Ela mantém as folhas mais frescas, evita que elas manchem. Outra vantagem é que o vidro é livre de Bisfenol A, substância tóxica presente em grande parte dos potes de plástico”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário