sexta-feira, 5 de junho de 2015

A importância de frutas e verduras em cada idade

Frutas e verduras são sempre bem-vindas em uma alimentação saudável. Não importa a idade, sabemos que esse tipo de alimentação nos garante saúde e longevidade. Em uma recente matéria publicada pelo site EBC, apenas 24,1% dos brasileiros consomem frutas e verduras recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Vale lembrar que são cinco porções de frutas e vegetais que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda consumir por dia para ter uma alimentação saudável", explica Eliza Scarpin nutricionista da rede Tropical Banana.

Claro que em todas as idades todas as frutas e verduras são liberadas, porém algumas destas são mais indicadas em certas fases da vida. Para isso, a nutricionista Eliza Scarpin dará dicas das melhores opções para cada fase. "Após o leite materno toda criança deve ser acostumada com frutas e verduras. É isso que fará toda a diferença lá na frente quando ela estiver mais velha", diz a nutricionista. O que vamos demonstrar aqui é que em algumas fases de nossas vidas, nós precisamos mais dos nutrientes de algumas frutas.

Por exemplo, dos 10 aos 19 anos de idade, uma pessoa deve consumir mais frutas que auxiliam na concentração e evitam a fadiga, como a maçã, banana e laranja. Como também o açaí, por ser uma fruta energética que atua na musculatura e na coordenação motora, ideal para quem tem a vida bem agitada.

Já para a faixa etária dos 20 aos 29 anos, o abacate, o abacaxi e a melancia são ótimas frutas. “O abacate possui ômegas 3, 6 e 9, além dos polifenóis que auxiliam na regularização do colesterol. O abacaxi é um digestivo natural e a melancia, por ser rica em licopeno, é ótima opção para prevenir câncer de mama na mulher e de próstata no homem”, afirma Eliza. Subindo mais um pouco, chegamos à casa dos 30 aos 39 anos. Aqui os cuidados já estão mais focados na redução do colesterol, para isso uma ótima aliada é a uva. Nesta idade a produção do colágeno diminui, por isso alimentos ricos em antioxidantes e vitamina C, como as frutas vermelhas, são recomendados, já que estimulam a produção de colágeno. “Cada vez mais precisamos nos lembrar de nossos antepassados, que buscavam a cura de todos os males pela natureza", lembra Eliza.

Para os 40 aos 49 anos, a sugestão é comer mais ameixa, caju e melão. “O caju é uma fruta diurética, já a ameixa ajuda na prevenção de doenças intestinais por conter fibras, e o melão, por ter baixa caloria é uma ótima pedida para aqueles que querem perder peso”, garante a nutricionista. Já para os cinquentões, a prioridade muda. A ideia nesta faixa etária é sempre buscar alimentos que nos ajudem na reposição de cálcio. Para isso devemos sempre lembrar das verduras verde escuras, ricas em cálcio. Já para a melhor idade, acima dos 60 anos, a dica é comer as frutas ricas em antioxidantes como as vermelhas, já que combatem os radicais livres, responsáveis pelo nosso envelhecimento. A goiaba e a uva são ótimas pedidas. “A goiaba é uma ótima aliada para o sistema circulatório, além de auxiliar no intestino. Já a uva contém polifenóis, que são o "segredinho" da longevidade", brinca Eliza.

Mesmo com esse tipo de informação, o que vale a pena é comer frutas e verduras dentro dos padrões sugeridos da OMS e assim garantir uma vida saudável em qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário