quarta-feira, 17 de junho de 2015

Receita de pizza fit

Mesmo quem faz dieta precisa (e merece) comer bem. Dietas não são sinônimo de total restrição às delícias da culinária, mas para perder alguns quilinhos ou simplesmente manter um estilo de vida saudável é preciso saber substituir alguns ingredientes, digamos, mais 'engordativos'. 


Sabia que um milhão de pizzas são consumidas diariamente em São Paulo? E que são mais de sete mil estabelecimentos distribuídos por toda a cidade? Não restam dúvidas que este alimento original da Itália ganhou a preferência nacional. De mussarela, calabresa, napolitana, frango com catupiry... são mais de 150 sabores para agradar a todos os paladares. 

E é claro que a turma da dieta também pode se deliciar com esta maravilha gastronômica! Para a nutricionista Darlianne Cardoso de Oliveira o hábito de comer é considerado um dos prazeres da vida, então porque se privar dele? Segundo ela, o segredo da saúde e da boa forma está no equilíbrio da alimentação e na prática regular de atividade física. "Na realidade, não vai ser um pedaço de pizza que vai causar sobrepeso e obesidade. Isso vai depender de um conjunto de fatores, como adequação da sua alimentação durante toda semana, o funcionamento do seu ritmo intestinal, consumo diário de água, consumo diário de fibras, entre outros", explica. 

A sacada é, de acordo com Darlianne, sempre optar por recheios mais saudáveis. "A dica é escolher sabores que contêm nutrientes benéficos como queijo branco, além de rechear a pizza com alimentos fontes de vitaminas (tomate, rúcula, pimentão, acelga, milho, cebola, brócolis). Também costumo sempre orientar meus pacientes a comerem pizza ou outros alimentos muito calóricos apenas em uma ocasião especial como reunião com amigos ou aniversários", orienta. 

Quer adotar uma alimentação mais balanceada para sua vida mas não sabe como? A nutricionista preparou uma lista com 10 dicas importantes para deixar sua pizza mais light. 

1. Queijo: opte por queijo branco porque são menos calóricos. 

2. Massas integrais: alimentos integrais contém carboidrato do tipo complexo e são absorvidos mais lentamente pelo organismo evitando picos glicêmicos. 

3. Massas finas: diminui a quantidade de carboidrato consumido. 

4. Temperos: não tempere a pizza com sal. Se achar que está sem gosto, acrescente temperos naturais (pimenta calabresa, orégano, acelga, canela, etc.) e ou azeite de oliva. 

5. Molhos: evite catchup ou maionese. Esses molhos são ricos em gorduras e sódio. Se fizer em casa, prefira um molho natural com tomates e bastante tempero natural. 

6. Escolher vegetais para rechear: são mais nutritivos e vão agregar valor nutricional a um prato calórico.

7. Evitar tomar refrigerante: não devemos consumir líquidos junto com alimentos. O correto é ingerir qualquer líquido 30 minutos antes ou após as refeições. 

8. Evite azeitona: a maioria dos alimentos que são estocados em conservas contém bastante sódio. Se for preparar a pizza em casa lave as azeitonas com água potável várias vezes até tirar o máximo do sódio e dos conservantes. 

9. Evite rechear sua pizza com embutidos: presunto, salame e salsicha contêm muitos conservantes e, além disso nitrito, que dificulta a absorção da proteína. Prefira rechear com frango, carnes magras, vegetais e legumes. 

10. Fibras na massa: podemos acrescentar fontes de fibras na massa, tais como: linhaça, chia, grão de bico, aveia em flocos, gergelim, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário