quinta-feira, 18 de junho de 2015

Os segredos dos nutricionistas

São sábios e conhecedores do que faz bem ou mal à saúde e do que deve ser ou não consumido. Os nutricionistas ensinam a ter uma alimentação saudável e nos últimos tempos têm revelado alguns dos seus segredos.

Cada vez mais procurados por quem inicia uma vida ativa e saudável, os nutricionistas tornaram-se nos médicos ‘queridos’ das pessoas, nos amigos e conselheiros para quem quer mudar o estilo de vida.

O site Prevention falou com alguns dos mais conceituados nutricionistas dos Estados Unidos e elaborou uma lista com os seus principais segredos… e que devem fazer parte do conhecimento de todas as pessoas.

1. Mais importante do que aquilo que é consumido é a quantidade.

Para Liza Young, professora de Nutrição da Universidade de Nova Iorque, é muito fácil exceder as quantidades diárias recomendadas, por isso aconselha as pessoas a terem um diário onde escrevem tudo o que comeram. Para quem acha esta solução pouco prática, pode sempre optar por aplicações móveis como o FitnessPal.

Hope Warshaw concorda com Young e dá ainda uma dica para as refeições feitas fora de casa. Como é impossível controlar a quantidade e a qualidade dos alimentos que vem no prato, é importante optar por entradas mais saudáveis e que sejam saciantes.

2. Rejeitados nas dietas mais recentes, os hidratos de carbono devem ser incluídos obrigatoriamente na alimentação.

Gina Consalvo, médica especialista em Nutrição, diz que “alguns” hidratos de carbono são “essenciais”, incluindo aqui os “hidratos de carbono à base de grãos integrais, ricos em fibra e uma excelente fonte de energia”, lê-se no site Prevention.

3. Há um alimento que pode comer à vontade, as vezes que quiser e sem culpas.

Aliás, existem vários. Diz Wendy Bazilian, nutricionista e autora do livro ‘The SuperfoodsRx Diet’ que as especiarias devem ser as melhores aliadas da alimentação. Isentas de calorias, versáteis, ricas em sabor e nutrientes essenciais para acelerar e preservar o metabolismo, as especiarias são um dos principais segredos dos nutricionistas.

4. Um mau lanche pode ditar o fim do sucesso da dieta.

Pequenos deslizes (mesmo que inocentes) podem ditar o insucesso de uma dieta assim como prejudicar a saúde a longo prazo. Kathy McManus, diretor do departamento de Nutrição do Boston's Brigham and Women's Hospital, diz que os lanches podem ser fatais, principalmente quando são o momento do dia em que se cometem alguns pecados, mesmo quando se esteve mais do que uma hora no ginásio.

Aquelas tostas ao final do dia, ou o ‘punhado’ de batatas fritas antes do jantar podem ser prejudiciais à dieta e à saúde, quando tornados hábitos diários.

5. Ler rótulos é obrigatório.

Quantos produtos light ou magros são repletos de açúcares naturais ou adicionados? Quantos produtos ‘ao natural’ esbanjam gorduras, sal e outros componentes químicos que tiram toda a naturalidade ao alimento?

Pois bem, um outro segredo dos nutricionistas é ler os rótulos. É preciso apender, claro, mas também ter atenção. O primeiro alimento na composição de ingredientes é aquele que está em maior quantidade, assim como nem todos os produtos isentos de matéria gorda são imunes a gordura. E os alimentos com ‘sem calorias’ apenas o são quando estão presentes menos de cinco calorias por porção, podendo, mesmo com calorias, intitular-se como isentos das mesmas.

6. Nem tudo o que é sem açúcar é verdadeiramente sem açúcar

Segundo Wendy Bazilian, é comum os produtores alimentares substituírem o açúcar de cana por outros açúcares modificados e alterados, sob a forma de químico e com nomes científicos, dificultando a percepção dos consumidores.

Para a nutricionista é importante conhecer algumas das variáveis de açúcar escondidas nos rótulos de forma a fazer uma escolha mais saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário