Dos cinco sentidos, a visão é talvez o que mais valorizamos e, em contrapartida, o que menos cuidamos. O resultado desse desleixo são os inúmeros problemas nos olhos que vão surgindo vida fora. Mas é possível retardá-los ou, na melhor das hipóteses, preveni-los. Basta seguir à risca estes passos sugeridos pelo jornal espanhol El Confidencial.
1. Pesquise o seu histórico familiar. Se os seus pais usam óculos ou têm problemas de visão, há mais probabilidade de vir a sofrer do mesmo. Mas uma visita precoce ao médico pode evitar problemas a longo prazo - se na família tem um histórico de, por exemplo, diabetes tipo 2, estigmatismo ou miopia, deve ir ao oftalmologista o mais cedo possível, ainda que a sua capacidade de visão esteja a 100%. Uma doença hereditária mais grave é a degeneração ocular, que é uma das principais causas de cegueira no mundo desenvolvido.
2. Proteja-se do sol. Nunca olhe diretamente para o sol e em dias de muito luminosidade use sempre óculos escuros, em especial entre as 10 e as 14 horas.
3. Faça uma alimentação saudável. Inclua todo o tipo de alimentos ricos em vitaminas A, C, E, zinco e ómega 3.
4. Controle o peso. Se pensa que os problemas de visão não está entre os muitos problemas causados pelo excesso de peso, está enganado. Aliás, sabe por que é que os médicos vêm sempre os olhos dos pacientes numa consulta? Justamente porque os olhos, por serem a única parte do corpo em que se vê os nervos e as artérias sem necessidade de cortar a pele, revelam sinais de doenças cardiovasculares, retinopatia diabética, cataratas e outras, que podem ter origem no excesso de peso.
5. Cuidado com os monitores. Tenha em conta o tempo que passa a ver televisão e no computador. Para evitar problemas, certifique-se que os aparelhos estão a uma distância segura para os olhos: no caso do computador, deve estar a uma distância mínima de 50 a 60 centímetros; no caso da televisão, depende do tamanho. Quando estiver a utilizar o computador, a cada 20 minutos olhe para um objecto a mais de 5 metros do lugar onde se encontra, durante 20 segundos.
6. Mexa-se. O sedentarismo é um inimigo impiedoso para os olhos: aumenta o risco de excesso de peso e as possibilidades de vir a sofrer de glaucoma (aumento patológico da pressão intraocular), que é uma das principais causas de cegueira no mundo. Um estudo da Universidade de Winsconsin, as pessoas que praticam exercício físico regularmente têm 70% menos possibilidades de desenvolver doenças oculares degenerativas.
7. Deixe de fumar. Os estudos não deixam margem para dúvidas na associação que fazem entre o tabagismo e o desenvolvimento de doenças oculares degenerativas. Todos dizem que os fumantes têm quatro vezes mais possibilidades de padecer de uma doença ocular degenerativa e de cataratas do que os não fumadores. E dizem mais: a gravidade da doença é proporcional ao número de cigarros fumados.
8. Não beba muito. A combinação álcool e tabaco pode provocar atrofia óptica, uma neuropatia progressiva dos olhos, que pode resultar na perda de visão e em danos nas células do nervo óptico. Se não sabe quanto é beber muito, tome nota: por dia, os homens não devem exceder os quatro copos de vinho ou de cervejae as mulheres não devem beber mais do que três.
9. Leve os olhos ao médico. A partir dos 40 anos, é aconselhável fazer um exame aos olhos a cada dois anos. Nessa idade, a redução da visão associada ao envelhecimento, conhecida como vista cansada, faz com que tenhamos dificuldade em focar os objectos mais próximos. Mas este é um problema que facilmente se resolve com óculos para ler.
Fonte: Site português/ 07.08.15
Nenhum comentário:
Postar um comentário