terça-feira, 10 de maio de 2016

Aprenda a controlar a fome com hábitos simples que não pesam no bolso

Algumas pessoas dizem não conseguir controlar a fome, mas será realmente "impossível" assim? Segundo especialistas, um adulto não deve emendar refeições e isso deve ser bem observado ou pode gerar sérios danos à saúde. Há quem pense que manter a dieta em dia é um bicho de sete cabeças e caro, mas é possível controlar o apetite sem uso de remédios e começar a adotar hábitos saudáveis que podem até reduzir seus gastos no fim de cada mês.

"Estar com fome a toda hora não é normal. Se for uma criança, adolescente ou grávida a necessidade nutricional será diferente, mas em um adulto saudável é sinal de que algo na saúde não está bem. Se o paciente come além do que deveria ele terá excesso de peso e risco de desenvolver doenças crônicas, como o diabetes e problemas no coração”, explicou o nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, André Veinert.

Veja quatro formas para controlar a fome


Intervalos de 3 a 4 horas

Segundo o especialista, essa dica é vital para uma dieta balanceada."Esse é um dos hábitos mais importantes a se adotar. Quando você faz refeições pequenas e frequentes os níveis de insulina melhoram, bem como o controle da fome e do apetite”, pontuou Veinert. No entanto, é importante atentar aos intervalos de três a quatro horas, mantendo pequenas porções, sem exageros ou então seu peso vai acabar aumentando.

Qualidade do sono

Controlar a fome tem tudo a ver com a quantidade de horas que você dorme e a qualidade do seu sono. Existem hormônios ligados ao apetite — leptina e grelina — que estão diretamente relacionados a uma boa noite de sono. A leptina é liberada, principalmente, nas primeiras horas da manhã.

"A leptina está ligada ao gasto energético, controle da glicose e funções do pâncreas. Baixos níveis desse hormônio no organismo reduzem a ingestão alimentar, enquanto altos índices aumentam a vontade de comer”, explicou o nutrólogo. Já a grelina é o hormônio que estimula a necessidade e vontade de ingerir algo. Ou seja, para controlar esses hormônios é importante dormir de sete a oito horas por noite.

Reduzir os processados é preciso

Não há como unir uma dieta balanceada e alto consumo de alimentos processados! Eles têm pouca quantidade de fibra, o que significa que ficam pouco tempo no estômago, e além disso são ricos em açúcar e outros componentes desnecessários para mantermos a saúde em dia.

O assunto é mesmo sério e uma pesquisa do "The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism" revelou que o consumo de xarope de milho, utilizado como adoçante nesse tipo de alimento, diminui os níveis de insulina e leptina, além de aumentar as concentrações de grelina, aquele hormônio responsável por estimular a fome. Então de nada adianta ter uma boa noite de sono e comer alimentos processados...

Controlar a fome também é parar para comer

Aquele lanchinho displicente, enquanto você trabalha, dirige, pega o metrô, fala no celular e outros é "furada." Isso porque quando estamos fazendo outra atividade nosso cérebro não é totalmente capaz de registrar a quantidade de alimento consumido, de acordo com o especialista. O que acaba acontecendo é que a pessoa consome o lanche, mas não se sente satisfeita e logo vai querer comer novamente.

Apesar de todas as dicas acima serem saudáveis lembre-se que é sempre bom procurar um médico especialista para acompanhamento e fazer atividades físicas. “Para ter uma vida saudável e não ficar com o estômago roncando durma bem, coma a cada três horas e escolha alimentos saudáveis”, aconselhou o nutrólogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário