segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Educação nutricional

Recentemente a busca por qualidade de vida e alimentação saudável vêm atraindo as pessoas de diferentes idades, classes sociais e graus de instrução. De igual modo, desperta interesse a possibilidade de se desenvolver estilos de vida saudáveis, para o que ocupa posto privilegiado a alimentação e a educação nutricional.

Mas, afinal, o que é Educação Nutricional?

O ser humano aprende e se desenvolve ao longo de sua existência, no esforço por responder aos desafios cotidianos. A educação é uma prática constante. Acontece por intermédio de ações de instrução e ensino planejadas por pessoas capacitadas para tal. A educação nutricional consiste em manter as pessoas informadas sobre uma alimentação saudável, e principalmente estimular a mudança de comportamento por parte da comunidade para alcançar objetivos.

Muitas pessoas estão em busca de um corpo mais bonito. São diversas formas de cuidar do corpo, no entanto cada uma tem função única e pode apresentar resultados diferentes, pois cada organismo reage de uma maneira distinta. A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, querem emagrecer, porém, antes de aderir uma dieta ou método para conquistar esse objetivo, é importante procurar uma nutricionista para avaliar os motivos do excesso de peso e as necessidades do organismo. Em muitos casos, alguns métodos podem ser prejudiciais para a pessoa com sérias complicações. É importante analisar todas as condições. Faça a escolha certa para conquistar o corpo desejado, obtendo, assim, bem-estar, saúde e beleza.

Dietas

Existem diversas dietas que ajudam a conquistar um corpo mais magro, afinando a silhueta. As dietas podem ser feitas, desde que todos os nutrientes essenciais para manter o organismo funcionando adequadamente sejam ingeridos. Dessa forma, é fundamental consumir vitaminas, minerais, fibras e os demais nutrientes que o corpo necessita para se manter saudável e eliminar peso. Por isso, faça o regime mais adequado, e colha os benefícios para o organismo.

Coma muitas frutas, legumes e verduras, pois esses alimentos possuem fibras, vitaminas e minerais em quantidades apropriadas para manter a saúde do corpo. Além disso, elas possuem uma pequena quantidade de calorias, que seria armazenada na forma de glicose ou gordura corporal. Gorduras boas podem ser consumidas, porém é importante muita moderação, pois elas possuem alta concentração de calorias e isso pode causar aumento de peso. Carboidratos são importantes, no entanto devem ser consumidos em pequenas porções. A carne pode ser ingerida, mas de preferência magra, assada, cozida. Uma excelente dica é o consumo de peixes, pois além de saudáveis algumas espécies, como a sardinha e o salmão possuem ômega 3. Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras essenciais para o organismo e pode prevenir inúmeras doenças. Dentre elas doenças cardiovasculares. Além disso, seu consumo está associado a ações anti-inflamatórias, na redução do colesterol ruim (LDL), na regeneração dos neurônios, no desenvolvimento cerebral e até no combate à epilepsia.

O ômega 3 está presente em boas quantidades em diversos os peixes, porém a quantidade destes ácidos graxos é maior na sardinha. Boa fonte alimentar de ômega 3, a sardinha se torna ainda mais tentadora especialmente pelo preço acessível de comercialização aqui no Brasil. Quer coisa melhor? Economize no bolso e exagere na saúde. Porém, caso você não compre a sardinha in natura e prefira pelo enlatado tenha em mente que este é um produto animal e estraga com muita facilidade. Saiba que, a indústria adiciona alguns aditivos que conservam mais o alimento. E esse aditivos não são bons para o seu organismo.

Como emagrecer

Antes de iniciar uma dieta e exercícios para emagrecer é importante entender que para eliminar peso a pessoa precisa gastar mais calorias do que ingere durante o dia, pois assim, além de perder peso, o indivíduo não irá voltar a engordar. Sendo assim, é importante seguir uma dieta que possa suprir as necessidades do organismo sem que o corpo adquira gordura e praticar atividades físicas. Dessa forma, siga dicas de como emagrecer sem prejudicar a saúde, lembrando que antes de começar qualquer dieta, deve-se procurar uma nutricionista.

O que evitar

Além de manter uma alimentação mais saudável com poucas calorias, existem alimentos que devem ser evitados, pois podem causar danos a saúde e aumento de peso. Evite o consumo de frituras e gorduras ruins, pois, além de prejudicar a saúde do organismo, aumentam as gorduras localizadas. Não abuse de sal, refrigerantes e açúcar, pois o excesso de açúcar no sangue pode acarretar doenças como a diabetes. O sal e o refrigerante podem provocar o surgimento de celulites. Alimente -se de três em três horas, mastigando bem os alimentos.

Pratique exercícios físicos

Manter uma alimentação equilibrada ajuda a manter uma qualidade de vida saudável, contribuindo para a perda de peso e prevenindo o surgimento de diversas doenças. Porém, para conseguir emagrecer e obter o resultado esperado é necessário gastar muitas calorias. As atividades físicas devem fazer parte do dia a dia de quem precisa emagrecer, fortalecendo a musculatura e favorecendo a perda de peso.

A mistura de um regime apropriado e exercícios físicos diários irão ajudar a perder peso, mantendo o corpo bonito, elegante e mais saudável. Assim, os resultados serão obtidos e a pessoa ficará com a autoestima elevada e satisfeita com a própria aparência.

Não tenha pressa de emagrecer, emagreça com saúde, se alimentando bem. Faça uma reeducação alimentar e esteja sempre de bem com a balança. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário