segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Estilo de vida saudável: bora praticar?

A correria do dia a dia não é mais desculpa quando se fala em aliar alimentação saudável à ingestão de nutrientes fundamentais para o corpo. Praticar exercícios físicos e abandonar hábitos e vícios que não fazem bem, são essenciais!


O que comer e a forma como se vive, são fatores importantes para a saúde. A adoção de hábitos melhores no estilo de vida podem ajudar a prevenir a ocorrência de várias doenças. ??São muitas as formas como se pode modificar a dieta e o estilo de vida para obter benefícios a longo prazo para a saúde. Fazer alguns “ajustes” na vida, são fundamentais, de modo a obter benefícios a longo prazo para a saúde. No entanto, existe diferença entre alimentação saudável e a nutrição. “Nutrir é colocar para dentro das células os nutrientes que elas precisam, e alimentação é um ato social que envolve sabor, a família ao redor da mesa. Quando eu falo em nutrição, me refiro à macro e micro nutrientes – proteínas, carboidratos, gorduras vitaminas e minerais, e quando eu falo em alimentação eu falo em alimentos. Ou seja, eu posso nutrir uma pessoa, até mesmo no hospital, através de sonda ou soro, mas a alimentação envolve sentimento, prazer”, explica Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo especializado em obesidade e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife. 

Viuniski tem ampla experiência no setor e apoia uma alimentação balanceada com uma dieta apropriada para redução de peso. Hoje, ele é um dos principais nomes para falar sobre os shakes para controle de peso – ou Substitutos Parciais de Refeição – no Brasil. Segundo ele, em função das rotinas cada vez mais agitadas do século XXI, todos trabalham, estudam e têm foco na alimentação mais ligada ao prazer, o que não é suficiente para colocar para dentro do nosso corpo todos os nutrientes necessários. “Hoje vemos alguns desequilíbrios por que nessa população, temos pessoas carentes de nutrientes e com excesso de calorias. O que está acontecendo é que a alimentação está desequilibrada e não fornece uma boa nutrição”, destaca.

O médico pontua, que a maneira de corrigir isso, é através do estilo de vida saudável e ativo. “Quando eu falo de estilo de vida saudável e ativo, não falo nenhuma novidade, ou seja, as pessoas já sabem de tudo isso. Alguns estudos mostram por que a epidemia global de obesidade não param de aumentar. As desculpas que as pessoas oferecem são três: falta de tempo, falta de informação e falta de motivação. Falta de tempo é desculpa furada, por que a pessoa mais ocupada do mundo, se tem uma dor de dente, encontra tempo de ir ao dentista. Falta de informação atualmente não existe mais com a internet, por exemplo. O que falta mesmo, é a falta de motivação. A pessoa começa a praticar um estilo de vida melhor na segunda-feira, e na quarta-feira já está pior que quando começou. As estratégias para melhorar o estilo de vida, são aquelas que envolvem um grupo de amigos, de família, todos os indivíduos. Um motivando o outro, um grupo operativos, pessoas com o mesmo objetivo, mesmo propósito ele acaba sendo alto motivador”.

Estresse
De acordo com Viuniski, quando se abandona a alimentação tradicional, para ingerir comida rápida na rua, por exemplo, a população entra para os rankings da obesidade, hábito cada vez mais comum em todas as culturas, todos os países. “Nesse dia a dia agitado, as opções de alimentação não são as melhores. Mas há um fato interessante que é o estresse, o qual aumenta a transmissão de alguns neuro transmissores os quais favorecem para o sentimento de mais fome e depósito de gordura. Quando isso passa a ser crônico, traz uma série de mudanças onde o corpo acaba desenvolvendo gordura para proteger contra essa ameaça. E o que a gente vê, é que cada vez mais jovens, crianças e adolescente com agenda muito mais desafiantes que executivos o que acaba gerando esse estresse crônico o que somado ao erro alimentar e ao sedentarismo é o que está na raiz desses desequilíbrios”, destaca.

Suplementos nutricionais de alta qualidade
Os suplementos nutricionais são recursos que já fazem parte da rotina de muitas pessoas. Entretanto, algumas dúvidas ainda existem a respeito desses produtos. Certos suplementos devem ser entendidos como nutrientes que se tornam necessários em função de certas “janelas de oportunidade” criadas pelo estímulo dos exercícios físicos. “Quando eu falo em suplementos nutricionais de alta qualidade, quero dizer que, junto com a boa alimentação, com o exercício físico, o uso desse tipo de alimentos servem para otimizar a nutrição. Isso não é milagre, não adianta ser sedentário, fumar, beber, se já adota estilo de vida saudável, o uso dos suplementos podem melhorar a saúde”, salienta o Dr. Nataniel Viuniski.

Shakes
No Brasil, a Anvisa tem a portaria 30 de 1998 que regulamenta os shakes como alimentos com fins especiais, que servem para aumentar, manter ou diminuir o peso. “Os shakes são conhecidos na nossa legislação como substitutos parciais de refeição, das três principais refeições do dia – café, almoço e jantar, e até duas podem ser substituídas por shakes, sendo que a terceira deve ser feita com alimentos tradicionais e saudáveis, além de mais três lanches saudáveis”, comenta. Para o profissional, é necessário avaliar quem vai utilizar o shake. “Substituir uma refeição que é boa por um shake, eu como médico não vejo vantagem, no entanto, se você tem uma alimentação caótica, como por exemplo um café da manhã desequilibrado, ou que nem toma café da manhã, essa refeição, se substituída por um shake nutricionalmente seguro, é vantajosa”, orienta. “Mas não é milagre. Não adianta tomar um ou dois shakes por dia e passar o dia sedentário, comendo desequilibrado o resultado é nulo”, completa, ao ressaltar que a ingestão de todo ou qualquer produto ou suplemento nutricional, deve ser feita após conversa e indicação de profissional especializado. Ainda, segundo Nataniel Viuniski, nem todo shake é substituto de refeição. Alguns shakes são feitos para lanche saudável, outros para ser híper calóricos. “É necessário ver no rótulo de cada embalagem o tipo e para que serve cada produto. Mas os shakes substitutos de refeição, são os encontrado em supermercados, por exemplo”, alerta.

Algumas recomendações do profissional

- Seis refeições por dia: um bom café da manhã, um bom almoço e um bom jantar, no meio da manhã e da tarde e antes de dormir um lanche saudável;

- Exercícios físicos: combater o sedentarismo;

- Controle do estresse: lazer, fazer aquilo que a gente gosta com amor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário