Originária da América Central, a batata doce é a atualmente a queridinha do pessoal que quer manter a silhueta em dia. Carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, a batata doce tem absorção mais lenta em relação a outros alimentos como pães, já que libera glicose na corrente sanguínea aos poucos sem estimular muito a produção de insulina (hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). “Além da quantidade reduzida de calorias, cerca de 116 para cada 100g, a batata doce é uma ótima auxiliar na redução do colesterol devido às suas fibras”, conta a nutricionista da Interne Soluções em Saúde, Anna Caroline Torres.
Fonte de ferro, cálcio, vitamina B6 e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, e conter vitamina C, a raiz ainda fortalece o sistema imunológico pela presença da vitamina A. “A batata-doce fornece energia para praticantes de atividade física e auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular”, complementa Torres.
De acordo com a nutricionista, a melhor maneira de consumir a batata doce é cozida no vapor, em forma de purê ou assada, já que mantém maior parte dos nutrientes. “É interessante consumi-la (a batata) com porções de proteína de alto valor biológico como frango, ovo, peixe e carne vermelha magra, para maior ganho nutricional”, conta a profissional. Não se deve ingerir outros carboidratos como arroz ou macarrão, pois a batata já oferece energia suficiente”, explica Caroline. Em tempo, outras sugestões de consumo desse alimento são o pão de queijo de batata doce e torta de batata-doce.
Outras vantagens da batata-doce:
– Atua como antioxidante, devido à presença de vitamina A no alimento;
– Auxilia na formação do colágeno;
– Tem ação anti-inflamatória pela presença da vitamina B6 e vitamina C;
– Fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças, devido à presença de Cálcio no alimento.
Fonte: Mari Frazão/ 07.03.15
Nenhum comentário:
Postar um comentário