terça-feira, 19 de abril de 2016

Alimentos que rejuvenescem!

Sabe o que guardar na despensa e no frigorífico para ajudar o relógio biológico da sua pele a voltar para trás? Uma especialista em naturopatia dá algumas dicas úteis.

Se, como dizem, os olhos são o espelho da alma, então o rosto é o reflexo daquilo que comemos, pelo menos é o que defende a médica naturopata, e especialista em problemas de pele, Nigma Talib, no seu livro ‘Reverse The Signs of Ageing’ ( qualquer coisa como ‘Inverta os sinais de envelhecimento’, ainda não publicado em Portugal). Naquelas páginas, a médica naturopata explica como aquilo que comemos tanto pode fazer com que a nossa pele envelheça prematuramente, como ajudar-nos a manter a pele jovem e luminosa, desde que sejam os alimentos certos. “Ao escolher os alimentos certos, cada colherada é um passo atrás no relógio biológico. 28 dias é o tempo que a pele leva a regenerar-se, por isso tem de esperar esse tempo até obter os resultados visíveis do seu esforço”, não desanime. Tome nota:

FRUTAS E VEGETAIS

A todas as refeições, vegetais sobretudo. À noite coza a vapor ou salteie com um pouco de óleo de coco, são mais fáceis de digerir.

Para dar luminosidade à pele: batata-doce, cenoura, abóbora, pimento vermelho e citrinos.
Antirrugas naturais: espinafres, kale e agriões.
Para equilibrar os hormônios: couves, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas.
Alimente as bactérias boas: cebolas, espargos, bananas e alho-francês.

CEREAIS INTEGRAIS.

O equivalente ao seu punho fechado à maioria das refeições. Sim, tem de comer hidratos de carbono, mas integrais, com fibra, antioxidantes e ricos em vitamina B e magnésio, ambos anti-inflamatórios.

Amaranto: é uma semente, na verdade, rica em proteína que se torna gelatinosa quando cozinhada, boa para papas.
Trigo sarraceno: combina bem com vegetais e carne.
Quinoa: excelente fonte de proteína e hidratos de carbono, boa alternativa à massa e couscous. Lave antes de cozinhar, para retirar o sabor amargo da ‘resina’ que envolve a semente.
Arroz: integral, selvagem, basmati, são amigos da sua pele. Ricos em fibra e com um índice glicémico inferior ao do arroz branco.

PROTEÍNAS SACIANTES
Uma porção a cada refeição. Essenciais para a pele, cabelo e unhas.

Caldo de carne caseiro: contém colagéno natural, que previne rugas e a inflamação do intestino.
•  Ovos: ricos em lecitina, que repara os tecidos da epiderme.
Peixes gordos: sardinha, salmão, anchovas, truta, ricos em ómega 3, combatem as rugas e têm vitamina D, ótima para ajudar na prevenção de olheiras.
• Aves: proteína magra. A parte junto ao osso é uma boa fonte de zinco, que regenera a pele.
• Leguminosas: lentilhas, feijões.
Carne vermelha: rica num tipo de ferro “que é mais facilmente absorvido pelo nosso organismo. Se tem o ferro em baixo, a pele fica mais pálida, seca e fina”.

GORDURAS E SEMENTES 
Hidratam a pele, uma pequena porção à maioria das refeições.

• Abacate: combate a inflamação, ajuda o fígado a desintoxicar e contém antioxidantes que ajudam a pele a reparar os danos causados pela exposição ao sol.
Sementes de chia: ricas em ómega 3, junte às papas de pequeno almoço ou a smoothies.
Linhaça (sementes e óleo): é das fontes mais ricas em ácidos gordos, triture e deite em saladas. O óleo é bom para temperar saladas. Não cozinhe, porque o calor altera a sua estrutura.
Frutas secos: dão-nos selênio, vital para a pele.
Óleo de coco: antimicrobiano, aumenta a imunidade. É dos melhores óleos para cozinhar porque a sua estrutura não se altera com o calor.

ERVAS E ESPECIARIAS 
A todas as refeições, para dar sabor, vitaminas e antioxidantes fundamentais ao antienvelhecimento. “São minidoses de remédios naturais. Ervas como a salsa, coentros, hortelã, são ótimas para juntar às saladas. Em pós, como curcuma, cominhos, pimenta cayena, pode juntar a ovos mexidos, sucos, sopas e molhos de saladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário