sábado, 18 de abril de 2015

7 regras para uma vida mais feliz e saudável


 Às vezes, quando você quer fazer algumas mudanças novas e saudáveis na sua vida, a última coisa que você quer fazer é anotar em um diário as calorias que consome todos os dias ou uma lista específica de exercícios que tonificam cada parte problemática do seu corpo. Em vez disso, um ou dois mantras simples são melhores soluções.

Essa é a premissa por trás do The New Health Rules (“Novas Regras para a Saúde”, em tradução livre), o livro mais recente do Dr. Frank Lipman e de Danielle Claro sobre como viver melhor. A combinação de dicas completas de saúde com fotografias, na mesma página, que inspiram qualquer um a agir de acordo com as regras estabelecidas, criaram um novo guia de saúde, que se concentra em uma vida saudável e sustentável, em vez de soluções (excessivamente específicas) de curto prazo. Para aqueles que sabem que querem levar uma vida mais saudável, mas não sabem por onde começar, abrir em qualquer página do livro já oferece um ponto de partida.

Desde a nutrição e os exercícios físicos até a saúde mental e o estilo de vida, The New Health Rules oferece dicas variadas para uma vida melhor, começando com pequenos passos ao invés de grandes mudanças (tipicamente mais difíceis). Raramente encontramos um método que sirva para todos quando se trata de alcançar a saúde e bem-estar pessoal, mas estas estratégias, mais amplas, podem ser aplicadas a todos - assim como nos lembram belas verdades da vida muitas vezes esquecidas.

Se você está pronto para uma pequena mudança positiva em sua vida, aqui estão sete regras de saúde para se aplicar porque elas são tão simples quanto eficazes.

Coma as cores do arco-íris.

Os vegetais (e algumas frutas) em uma ampla gama de cores devem compor a maior parte da sua dieta. As cores intensas indicam cargas de fitonutrientes, substâncias biologicamente ativas que protegem as plantas de vírus e bactérias e oferecem benefícios semelhantes aos seres humanos.





Faça exercícios da mesma forma que as crianças brincam.

Nossos corpos não foram feitos para correr longas distâncias sem nenhum motivo. Fomos feitos para perseguir presas e depois parar. Fugir do perigo e depois parar. O melhor para nos sentirmos melhor e nos mantermos em forma são períodos curtos de esforço intenso, intercalados com períodos de movimentos sem pressa. A antiga crença de que é preciso elevar o ritmo do coração em 30 minutos de atividade intensa é substituída por este plano, muitas vezes chamado de o treinamento do intervalo. Você não precisa de um treino especial, nem de um personal trainer para fazer isto. Quando você está correndo, corra por um minuto e, logo, caminhe ou trote por cinco. Na piscina, dê uma volta rápida e logo faça três braçadas em um ritmo mais calmo. Este sistema é orgânico para muitas aulas de yoga (faça a pose da bananeira por dois minutos e logo continue com uma restauradora pose de criança). Mas com alguns exercícios, cabe a você ajustar o ritmo. Preocupado que você não vai queimar calorias suficientes? Com o treinamento de intervalos, você vai realmente queimar mais.

Gaste bastante tempo com as pessoas que você ama.

Esse é um fator de saúde, sim. É um impulso para o seu sistema imunológico. Você precisa se cercar daqueles que realmente fazem você rir, poder falar sem preocupação sobre os seus problemas e saber que escutam você profundamente. Você precisa de abraços, sorrisos e boas gargalhadas. Você precisa ser capaz de ser o seu eu verdadeiro. Se você tiver sorte, seus dias serão todos desta forma. Mas mesmo que isto exija um esforço, faça acontecer. Não se engane que o e-mail ou o Facebook ou mesmo o telefone vão fazer isso por você - a aproximação física e emocional é para ser levada a sério.


Compre estes alimentos a cada semana.

  • Folhas verde-escuras: mais nutritivas, caloria por caloria, do que qualquer outro alimento;
  • Vegetais crucíferos: diminuem o risco de câncer;
  • Abacates: ajudam a proteger o seu organismo contra doenças cardíacas, câncer e algumas doenças degenerativas;
  • Mirtilos: ajudam a prevenir o câncer, a diabetes, as doenças cardíacas, as úlceras e a pressão arterial alta;
  • Ovos: cheios de proteínas e gorduras boas;
  • Nozes: embalados com ômega-3 e outros nutrientes que ajudam a proteger o coração.


Dê uma volta com os pés descalços.

ire os seus sapatos e ande na grama, na terra ou na areia sempre que puder. Isto não só vai reforçar o seu sistema imunológico, expondo-o a micróbios desconhecidos, mas também irá dar-lhe literalmente um pouco de energia. Acredite ou não, assim como nós obtemos a vitamina D do sol e o oxigênio do ar, obtemos os elétrons da terra, que têm benefícios calmantes e curativos para o corpo inteiro.

Faça algo que você ama por pelo menos 10 minutos ao dia.

É incrivelmente poderoso e curativo. Todos nós pensamos que não temos tempo, mas a maioria de nós pode encontrá-lo em algum lugar (talvez no tempo que passamos online - só um palpite). Não precisa ser algo grande: jogue bola no quintal, esboce algo enquanto está no ônibus, de volta à sua casa, ponha a música bem alto na sua sala e dance, pegue um instrumento musical e toque pelo menos três canções. Faça isto de propósito, como quando tomamos um suplemento.

Observe mais!

Esteja presente no seu ambiente. Olhar para cima e para fora e fazer contato visual com os outros, é uma forma de nos nutrir, o que a era dos smartphones tem estragado seriamente. Olhe para o céu, olhe para o cobrador no ônibus, observe as pessoas perto de você quando você almoça. Em vez de enterrar seu rosto no seu telefone, que o tira do momento e é muitas vezes uma espécie de “junk-food” para os olhos, levante a cabeça e seja parte do seu ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário