Quando você está tentando emagrecer, procure ficar longe das fórmulas milagrosas e soluções mágicas e rápidas. Tente focar em estratégias de reeducação alimentar e hábitos saudáveis e fuja de métodos aonde você lê: “DIETA”. Já reparou que a cada dia aparece pelo menos uma dezena de métodos e dicas infalíveis para emagrecimento? Já parou pra pensar que é humanamente impossível seguir todas estas dicas? E decidir quais destas dicas de dieta você deve seguir, pode ser o começo de uma incrível jornada ao fracasso?
5 TÉCNICAS para emagrecer QUE VOCÊ DEVE EVITAR de todas as formas possíveis:
1.Eliminar totalmente um grupo alimentar
Cortando das refeições grupos alimentares inteiros, como zerar carboidratos ou não comer proteínas, com certeza, irá te levar a uma grande deficiência nutricional. Sem contar que isto é um poderoso gatilho para atacar a geladeira de madrugada e comer o pote todo de sorvete ou a barra inteira de chocolate de 200g que tem em média mais de 2.000 calorias. Por que, ao invés de eliminar todo e qualquer carboidrato da sua dieta, você não começa diminuindo a quantidade diária do que você esta comendo. Você pode aos poucos trocar carboidratos simples (açúcares e farinhas) por grãos integrais. Quando você opta pelo radicalismo, geralmente o que acontece é um efeito rebote de ansiedade e desespero, exatamente por aquilo que você cortou da alimentação… E provavelmente será por doces… E com certeza eles irão direto para seu estoque de gordura visceral aumentando o diâmetro da sua cintura.
2. Achar que fazer cardio o dia inteiro e repetir isso todos os dias vai adiantar
Você passa horas na esteira e no transport, mas foge da musculação e acha chato demais ficar levantando e puxando aqueles pesos? Pode ter certeza que você esta jogando fora a peça mais importante para você montar o intrincado quebra-cabeça sobre treinamento e emagrecimento. A musculação ajuda a evitar lesões por meio do fortalecimento das articulações e ainda aumenta sua massa muscular, gerando um aumento no seu metabolismo.
3. Treinar em jejum
Você é atleta e treina desde criancinha? É um praticante de corridas de longas distâncias experiente? Tem anos de prática no treinamento de força (musculação)? Esta em fase de definição muscular e precisa baixar seu percentual de gordura para algum campeonato de fisiculturismo? Esta fazendo uso de hormônios esteroides anabolizantes? Conhece muito bem seu corpo para saber como ele vai reagir com um esforço, mesmo que seja submáximo, em jejum?
Respondeu NÃO para todas as perguntas? Nem pense em arriscar sua saúde treinando em jejum e fazendo aeróbico em jejum.
Respondeu SIM para uma ou mais perguntas? Ok… mesmo assim, tenha em mente que em 99% das pessoas, não faz a mínima diferença no resultado do treino aeróbio se ele é em jejum ou não.
4. Não dormir ou dormir pouco
Quer emagrecer? DURMA direito e pelo tempo suficiente (em média de 7 a 9 horas por dia). Primeiro porque você precisa estar descansado para poder treinar direito e manter sua rotina de exercícios. Segundo porque não dormindo você aumenta um hormônio chamado GRELINA que estimula o apetite. Pouco sono = menos energia para os treinos e para as atividades do dia a dia com muito mais fome, principalmente fome para comidas doces.
5. Pular as principais refeições do dia ou trocá-las por shakes milagrosos
Restrição calórica (baixar a quantidade de calorias) e atividade física são o segredo para o emagrecimento, mas pular as principais refeições do dia pode te levar a mudanças metabólicas, e normalmente para o lado contrário do que todos querem. Que é diminuir seu metabolismo ao invés de acelera-lo. Se o problema é sua vida corrida, compromissos e agenda lotada, você vai precisar de um esforço extra sim, não tem como escapar disso. Precisa comer de 3 em 3 horas? Provavelmente não precisa… Mas precisa ter as quantidades certas de macro e micro nutrientes e de vitaminas e sais minerais. E um bom nutricionista pode te ajudar com um plano alimentar individualizado elaborado especialmente para você e contendo tudo que precisa para te ajudar a emagrecer saudavelmente sem gerar transtornos alimentares, efeitos rebotes e efeitos sanfona.
Fonte: Doutordosport
Nenhum comentário:
Postar um comentário