Não é novidade que a alimentação saudável é fundamental para a queima de gordura e o emagrecimento. Porém, alguns alimentos, chamados de termogênicos, sempre que associados a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos, mais do que aquecem o corpo. Eles auxiliam no emagrecimento.
“Os termogênicos aumentam o metabolismo, fazendo com que o organismo acelere e gaste mais energia do que o habitual”, diz a nutricionista Mariana Durante Fernandes, da DNA Natural.
A pedido do blog, Marina listou dez alimentos termogênicos que podem ajudar na luta pela busca de um corpo mais saudável.
Pimentão: fonte de vitaminas C e A, cálcio, fósforo e ferro. Ótimo ingrediente para saladas cruas e, ainda, tempero.
Pimenta Caiena: é um estimulante natural. Fonte de vitaminas C e A, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio (protege o coração). Utilizada como tempero.
Gengibre: muito utilizado cru no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. O gengibre tem ação antiinflamatória, antimicrobiana, protege o fígado e o coração. Acelera em até 20% o organismo, além de ser um excelente antioxidante.
Vinagre de maçã: super antioxidante, utilizado para tempero de saladas e ingrediente para sucos.
Chá Verde: além de regular as taxas de colesterol, desintoxica. Ótima base para sucos naturais.
Canela: essa especiaria, utilizada para adoçar chás, sucos e etc., tem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e ainda, controle o índice glicêmico.
Óleo de Coco: tem o poder de reduzir a velocidade em que os alimentos são digeridos, prolongando a saciedade e, assim, a fome. Fortalece o sistema imunológico e auxilia na digestão.
Couve: extremamente rica em vitaminas e minerais, protege o organismo de várias doenças. Desintoxica o organismo e acelera o metabolismo. Pode ser utilizada in natura em saladas e sucos e refogada em sopas e caldos.
Brócolis: possui substâncias que bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores e protegem o organismo de doenças. O brócolis tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes.
Cacau: possui cafeína na composição, uma substância conhecidamente termogênica. Em sua versão em pó em cima de frutas ou batido com sucos ou vitaminas. Quanto mais cacau melhor e por isso somente os chocolates com mais de 50-60% de cacau são as melhores escolhas, mas mesmo assim fique em até 30g por dia.
*Hipertensos, cardiopatas, gestantes, crianças e quem sofre com enxaqueca, devem evitar estes alimentos. Consulte seu nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário