Você sempre ouviu falar que o cacau é saudável, não é? Entenda por que o cacau — além de ser uma delícia — é considerado um dos alimentos funcionais mais poderosos que existem para a saúde!
Características do Cacau
O cacau é um fruto de casca dura e de coloração que vai do amarelo esbranquiçado até vermelho escuro; pode medir até 20 cm de comprimento e contém uma polpa branca ou rósea com sementes avermelhadas. Destas sementes devidamente fermentadas e processadas, extrai-se a parte utilizada no chocolate, assim como a manteiga de cacau.
Os grãos são riquíssimos em antioxidantes, além de vitaminas e minerais, possuindo propriedades anti-inflamatórias e anti-alergênicas. A polpa do contém fibras, glicose e sacarose, vitaminas A, B1, B2, C, niacina e sais minerais como o magnésio, cobre, cromo, manganês, zinco ferro, fósforo e cálcio e uma grande quantidade de antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres, prevenindo doenças.
O cacau também contém fitonutrientes como: feniletilamina, teobromina, catequinas, epicatequinas e muitos polifenóis, como flavonoides, que beneficiam o sistema nervoso e cardiovascular. Estes fitonutrientes contribuem para o funcionamento cognitivo saudável (aprendizagem, memória e pensamento crítico), ajudando a melhorar o fluxo de sangue no cérebro. Contém triptopfano que é importante na produção de serotonina.
Benefícios do Cacau
Bom para o coração: os polifenois do cacau são benéficos para saúde cardiovascular, podendo também reduzir a pressão arterial. É uma excelente fonte de magnésio que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos. Este, por sua vez, reduz os riscos de ataques cardíacos e derrames.
Fonte de energia: Os grãos reduzem a ansiedade, promovendo, simultaneamente, o estado de alerta.
Antidepressivo natural: Os grãos de cacau contêm dopamina, feniletilamina (PEA) e serotonina, os quais são usados para promover a saúde mental e um bom humor. Além disso, também contêm inibidores da monoamina oxidase e aminoácido triptofano. Inibidores da monoamina oxidase trabalham para manter a dopamina e serotonina na corrente sanguínea por mais tempo, o que pode aliviar a depressão e promover a sensação de bem-estar.
Bom para o cérebro: O cacau pode ajudar a pensar melhor também. Os flavonóides aumentam o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. Uma vez que a demência é causada por um fluxo reduzido de sangue ao cérebro.
Excelente para a pele: O cacau contêm algumas substâncias como o retinol, ácido ascórbico e vitaminas do complexo B. O alimento é utilizado em máscaras que ajudam a promovem a hidratação e oxigenação da pele. O ácido presente na polpa do cacau realiza uma leve esfoliação, eliminando as células mortas e suavizando as linhas finas. Os antioxidantes contidos no cacau ajudam a retardar o processo de envelhecimento.
Bom para TPM: O triptofano, que é um precursor da serotonina, também é um aliado na proteção da vagina contra corrimentos, no aumento da lubrificação feminina e no alívio das dores e sintomas da TPM.
Bom para os diabéticos: O cacau também ajuda o corpo a metabolizar o açúcar e reduzir a resistência à insulina.
Bom para o intestino: O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.
Melhora a imunidade: Ajuda o sistema imunológico, estimulando a produção de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias.
Como consumir o cacau?
Cacau Nibs
São as amêndoas torradas, descascadas e trituradas. O cacau nibs é feito com o cacau gourmet, que segue especificações rigorosas dentre seleção de frutos, características da variedade do grão, fermentação e desidratação das amêndoas, comprovando assim, a qualidade da matéria prima. Os nibs de cacau são alimentos da altíssima qualidade, que preservam todos os seus nutrientes, sendo assim uma ótima opção para complementar nossa alimentação. Pode ser usado nas frutas (com banana picadinha fica ótimo), iogurtes e vitaminas.
Cacau em Pasta
A pasta de cacau é totalmente produzida a partir de grãos de cacau e está disponível em blocos/barras. Após serem titurados integralmente, os grãos de cacau são prensados de forma a ficarem em blocos/barra, preservando ainda a gordura saudável do cacau, assim como a manteiga. É considerada a forma de chocolate mais pura de cacau e está se tornando bastante procurada e apreciada. É facilmente comestível, e pode ser usado em receitas em geral, em um estado puro e pleno de nutrientes, e com um sabor de chocolate escuro e suave.
Cacau em Pó
Dificilmente você conseguirá comprar um cacau em pó puro e de alta qualidade. Isso porque, aqui no Brasil, o processo para fabricação desse tipo de produto é proveniente de cacau torrado, submetido a temperaturas de até 130°C: processo que transforma as gorduras saudáveis do cacau em matéria rançosa ou saturada. De qualquer forma, ainda é infinitamente melhor que os “achocolatados” vendidos em supermercados, já que não contém açúcar e substâncias artificiais.
Exemplos de Receitas com Cacau
1. Vitamina de cacau com banana
200 ml de leite de amêndoas
Uma banana
Uma colher de sopa de cacau em pó, cacau nibs ou um pedaço de pasta de cacau
Canela a gosto
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente gelo se desejar e sirva em seguida.
2. Vitamina de cacau com biomassa de banana verde
200 ml de leite de amêndoas
Uma colher de sopa de cacau em pó, cacau nibs ou um pedaço de pasta de cacau
Uma colher de sopa de biomassa de banana verde
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente gelo se desejar e sirva em seguida. Quanto ao leite, não precisa ser necessariamente de amêndoas, pode ser o leite de coco, leite de gergelim, castanhas ou de aveia.
E chocolate? É a mesma coisa?
Chocolate e cacau são alimentos diferentes. Aliás, dependendo do chocolate, beeeem diferentes. O cacau é a forma pura, cheio de nutrientes e é excelente para saúde (especialmente se for orgânico). Já o chocolate tem apenas uma pequena fração de cacau. A grande maioria de sua composição é açúcar, leite, gordura hidrogenada, conservantes, aromatizantes e emulsificantes. Portanto, se não tiver acesso ao cacau puro de alta qualidade, prefira sempre um chocolate com no mínimo 70% de cacau.
Onde comprar o cacau puro orgânico?
Há tempos eu compro meu cacau no site Dieta Crua. O produto vem puro da Bahia, de alta qualidade e com certificação orgânica. Para mim, os produtos que nunca deixo faltar são os cacau nibs (ótimo para comer com frutas ou em vitaminas) e a pasta de cacau (que faz o brigadeiro de panela mais divino que existe!) Recomendo!
Fonte: Beleza e Saude/22.07.15
Nenhum comentário:
Postar um comentário